Krishna Sharana

KRISHNA SHARANA – Dança Indiana

Krishna Sharana - Dança Indiana

Krishna Sharana tem um grande fascínio pela cultura milenar da Índia. Desde os 13 anos de idade é estudante da filosofia hindu e praticante de Hatha-Yoga e Bhakti-Yoga. Em 1996, aos 15 anos de idade, iniciou os seus estudos de Bharata Natyam em Porto Alegre, com a professora Alice Guimarães.

Em 2002 se mudou para o estado de Hawaii, nos EUA, tendo a oportunidade de se apresentar em diversos eventos culturais.

Sua dedicação a arte a levou a viver na Índia em 2005.. Obteve sua graduação no Aatmalaya Institute of Fine, em Bangalore, com a sua renomada mestra Dra. Padmaja Suresh. Teve a rara oportunidade de se apresentar em diversos templos históricos. Desde 2006 ela retorna anualmente a Índia para se aperfeiçoar.Em março de 2011, ela realizou seu sonho de apresentar um recital solo (Arangetram), atendido por centenas de pessoas, em Bangalore. Krishna Sharana concedeu entrevistas a diversos jornais e canais de televisão indianos, e recebeu elogios muito favoráveis de vários artistas da área. Esse recital foi um marco na sua carreira, sendo a primeira brasileira a realizar um Arangetram de Bharata Natyam em Bangalore.

Incentivada pela sua mestra Dra. Padmaja Suresh, Krishna Sharana é a representante do Aatmalaya Institute no Brasil realiza apresentações, aulas e workshops, e pretende divulgar essa arte o máximo possível.

 Krishna Sharana - Dança Indiana

Sobre a dança: Realizado há mais de 5 mil anos nos templos e cortes da Índia, o Bharata Natyam é a mais antiga e tradicional de todas as formas de dança clássica indiana. Conhecida por seu repertório variado em elementos dramáticos como, expressões do rosto e gestos das mãos, ou rítmicos com ênfase ao movimento do corpo que têm como objetivo, elevar o dançarino e a platéia à um nível superior de consciência.

Esculturas de poses de dança são encontradas em diversos templos milenares na Índia, nestes lugares, a arte era ligada aos rituais realizados. Bharata Natyam é uma forma de Yoga, uma forma de conexão com Divino. O corpo se torna o instrumento da transcendência. È meditação em movimento.

A teoria e técnica da dança clássica indiana é passada de geração em geração pelo Parampara- sucessão de mestre/discípulo. Essa ligação é extremamente importante para se estabelecer a autenticidade e para que os ensinamentos não sejam perdidos.

 Krishna Sharana - Dança Indiana

Sobre o espetáculo: Krishna Sharana estará apresentando o tema “TANDAVA”, sobre diferentes danças executadas por algumas das divindades mais importantes da Índia, GANESHA, KRISHNA e SHIVA.

GANESHA TANDAVA: Será dançado um Ganesh Kavutwan, antiga composição sobre o simpático Deus Hindu de cabeça de elefante, que deve ser adorado sempre no ínicio de qualquer ritual. Aqui são exaltadas as qualidades de Ganesha, mais notadamente a de Destruidor dos Obstáculos.

KRISHNA TANDAVA: A dança de Krishna sobre a serpente Kaliya, que estava envenenando as águas do Rio Yamuna, é tema do famoso Thillana “Kalinga Narthana”. Apesar de parecer ser apenas um menininho, com esta dança o Deus Krishna revelou seu poder extraordinário. Essa história nos conscientiza sobre a poluição das águas e como devemos lutar contra isso.

SHIVA TANDAVA: Para finalizar, a dança mais poderosa de todas, a de Shiva Nataraja, o Deus da Dança. Será usada a composição “Bho Shambho” que revela Shiva como o Yogui Supremo. Aqui Shiva é adorado em suas diversas formas, seja como Dakshinamurti, Ananda Tandavam ou Shiva Lingam.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 6 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: